Alfredo Ricardo de Holanda Machado é filho do ex-prefeito de Quixeramobim e ex-deputado Estadual Alfredo Machado. Apaixonado pela cultura sertaneja e por sua cidade natal, Quixeramobim, tratou de levar um pedaço do sertão para a varanda de seu apartamento, no décimo quinto andar, em Fortaleza. Um espaço repleto de candeeiros, selas de cavalo, bules de café, retratos no mais fiel estilo interiorano e outros acessórios regionais, onde recebe amigos e parentes - os chamados sócios do Grêmio Lítero-Recreativo Fortaleza-Pedra Branca Via Quixeramobim. “Já que eu não podia ir ao sertão, eu trouxe o sertão para cá.”
Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1983). Foi Coordenador Estadual da Fundação Educar no Ceará, vinculada ao Ministério da Educação. É especialista em direito do trabalho pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1985). Promotor de Justiça de Entrância Inicial da Comarca de Solonópole em 1996, sendo promovido, posteriormente, para as Comarcas de Várzea Alegre e Quixadá. Em 1996, iniciou intensa campanha em favor da efetividade do direito ao Ensino Fundamental, através do movimento “O Direito de Aprender”. Recebeu diploma conferido pelo Fundo das Nações Unidas – UNICEF – em reconhecimento pelo “inestimável valor de seu trabalho para a sociedade cearense”. Por solicitação do UNICEF, proferiu palestras no Ceará e em outros estados da federação. Em 1997, participou do ciclo de estudos sobre Direito Norte-Americano na University of Miami School of Law – Flórida, USA. Já em 1998, foi promovido para a Comarca de Fortaleza, onde oficiou junto às varas da Fazenda Pública. Em 2000, assumiu a titularidade da 2ª Promotoria de Justiça Auxiliar das Promotorias do Juri. Em 2005 é eleito conselheiro do Conselho Superior da Associação Cearense do Ministério Público (biênio 2005-2006). No mesmo ano recebe o título acadêmico de Mestre em Direito Público – Ordem Jurídica Constitucional, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Em 2006, chega ao cargo de Secretário-Geral da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará, desde então, assumindo importante papel nas lutas pelas conquistas institucionais. Sua consolidada e referenciada carreira o levou, em 2013, à cadeira de entrevistado do programa de Jô Soares, na TV Globo.
Na Aquiletras, Ricardo Machado ocupa a cadeira de nº 16, que tem como patrono o jurista cearense, de Itatira, quando ainda província de Quixeramobim, Clodoaldo Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário