terça-feira, 19 de setembro de 2023

Elza Coutinho: dama do direito e da educação

 

Licenciada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Elza Pereira Bezerra Coutinho dedicou sua vida a duas carreiras: o direito e a educação. Cursou especializações em administração escolar e supervisão escolar pela UECE, além de inúmeras outras formações dentro da área da educação.

Seu empenho e aprimoramento intelectual constantes abriram caminhos para que Elza atuasse como professora, com passagem pelas escolas Normal Dom Quintino, Assis Bezerra e Colégio Estadual, em Quixeramobim, além da escola Antônio de Almeida Lustosa, na capital cearense. Também atuou como diretora escolar nas instituições de ensino Humberto Bezerra e Colégio Estadual Dr. Andrade Furtado, em Quixeramobim. Em 1983, contribuiu decisivamente na elaboração do Plano Municipal de Educação e do Plano Municipal de Ação Social, junto à Prefeitura de Quixeramobim. Já no ano de 2000, recebe Placa em Homenagem como Professora Fundadora do Colégio Estadual Dr. Andrade Furtado, durante evento alusivo aos 40 anos da instituição.

Mulher de muitas facetas, Elza Coutinho exerceu cargo de Assistente de Gabinete do Prefeito, em Quixeramobim, no ano de 1993.

No ano de 2000, é homenageada como Mulher Destaque, em título outorgado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Quixeramobim. Em 2014, participa ativamente da implantação do conselho do Instituto da Previdência de Quixeramobim (QUIPREV). No ano seguinte, recebe Diploma de “Benfeitores da Humanidade”, conferido pela Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

No direito, Elza Coutinho sempre se interessou pelas questões sociais, tendo participado de palestras e seminários que contemplaram temas desde a educação, direito de família, garantias dos servidores públicos, direito do consumidor e voluntariado para causas sociais, em uma história de obstinação e constante busca pelo conhecimento.

Em 2015, passa a compor os quadros da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS), ocupando a cadeira de nº 21, com Monsenhor Salviano Pinto Brandão como patrono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário